domingo, 16 de novembro de 2008

Formigas... formigas... formigas...


O que você sabe sobre as formigas? Que elas são uma praga pois entram no pote de açúcar e acaba com a vasilha de doce que você esqueceu ali fora? Bom, vou tentar ensinar a vocês sobre as formigas com o mesmo humor que tento colocar nas minhas tiras.

As formigas são sem dúvida o inseto que há maior diversidade no planeta, sendo catalogado mais de 11.000 espécies diferentes, e possivelmente existe mais 10.000 espécies não catalogadas no mundo, também está presente em quase todos os ecossistemas terrestres, só não se apresenta nos sistemas polares e em locais que sempre há presença de neve, ou seja, quer correr delas? Vai passar frio! Bom eu prefiro estar aqui no meu Brasil, um país quente e ter a presença delas do que, morar em um país que há presença de neve quase, ou no ano todo.

Sabe-se que as formigas são muito organizadas, e que conversam soltando feromôneos, vai entender, eu imaginei aquele amigo que solta perdigotos (aquelas gotinhas de saliva que as vezes sai da boca quando você fala), ou então formigas que fazem cocô toda hora, daí as companheiras ja sabem pelo cheiro quem fez cocô, e quem sabe pelo cheiro se esta com fome, e por aí vai, não vou detalhar isso, vai da imaginação de cada um.

O tempo de vida da formiga é muito variável, vai de 6 semanas até 30 anos, isso mesmo, 30 anos, foi o tempo máximo que ja catalogado a uma raínha da espécie Pogonomyrmex owyheei, isso faz pensar não é? As formigas dedicam suas poucas semanas de vida, até alguns anos (no caso das operárias) para o bem do seu reino, em quanto nós, as poucas oportunidades para nós mesmos.

A formiga é grande responsável pela readubação do solo, podagem de certas plantas e pela vida de muitas plantas, algumas espécies são totalmente devastadoras, e algumas enchem nossa paciência, mas vale lembrar que nós entramos no habitat dela, e não ela no nosso.

Acho incrível a capacidade que elas tem de organização e trabalho, realmente é um exemplo. Bom conte para nós o que você achou da postagem e o que aprendeu, estarei postando histórias em breve. Só quem escreve sabe como é difícil escrever, para se agradar e agradar os outros, mas vocês vão ver novidades em breve! Aguardem.

Luiz Almeida

4 comentários:

Unknown disse...

Primeiramente adorei a criatividade do nome do seu blog. Parabéns!!
Quanto as formigas, admiro muito a organização delas como você disse. O ruim é que eu odeio disputas quando se trata de doces e chocolates rsrs.

Convido a visitar meu blog:
www.espelhomagic.blogspot.com

Yuki-chan disse...

Interessante seu blog ^^
bem criativo XDDD

Lauro disse...

interessante!

Anônimo disse...

POw me amarrei no quadrinho..
Se foi vc que fez parabéns...deixa de ser modesto..ahh